Sobre nós Ecologia Humana Saúde Ambiental Projetos Parceiros Contato
ECOLOGIA HUMANA
Quando o homem passou a existir no Planeta, há milênios, a natureza já estava presente. Assim, seja por iniciativa ou no desenrolar de suas atividades, há sempre determinado nível de dependência em relação à natureza que o envolve. Consciente ou inconscientemente, o elemento humano relaciona-se com o meio ambiente no dia a dia e de maneira constante. Essa relação de dependência e cor-relação de atividades é estudada pelo ramo científico da ecologia humana.
O IPEH desenvolve procedimentos de pesquisas que buscam soluções práticas para entraves das relações homem-meio ambiente a partir de firmação de parceria com órgãos do Poder Público e do setor privado, nominadamente identificados com expertises em meio ambiente. Como instituição de ações voltadas à melhoria da interação entre seres humanos e o meio físico que os cerca, o IPEH segue além de alertas publicitários. Cria instrumentos que auxiliam no desenvolvimento de consciência ecológica a partir do comportamento individual, de forma que estes embasem o coletivo. Não há relação saudável entre o homem e o meio ambiente sem fundamentação forte da educação ambiental. Para tanto, cria workshops, cursos, oficinas, debates e tantos outros meios que fazem chegar ao público a importância de se manter o meio ambiente o mais pleno possível de suas características naturais.
NOSSOS PROJETOS
SOBRE NÓS
O Instituto de Pesquisas em Ecologia Humana – IPEH é associação civil sem fins lucrativos fundada em 1996 na capital paulista, sob a liderança do saudoso ecologista e pacifista Emilio Miguel Abelá. Espanhol catalão, nascido em Barbará, província de Tarragona no dia 06 de julho de 1919, Abelá faleceu em 20/06/2000 em São Paulo.

O IPEH é um dos desdobramentos da Liga Pela Ecologia Humana, também inspirada por Abellá. Desde a sua criação, tem se destacado no campo da defesa do meio ambiente e do patrimônio histórico, promoção da educação ambiental, da arte e da cultura, tendo sempre como principais fundamentos a defesa da democracia direta e participativa, da ética e da cidadania.
TRABALHAMOS COM AMOR
Acreditamos que a realização dos nossos objetivos só poderá acontecer se houver amor pelo trabalho.
ECOLOGIA RACIONAL
Através de informações e realizações de projetos, mostramos como é importante conhecer a nossa casa, o Planeta Terra, e usar os seus recursos de modo racional, pensando nas gerações atuais e futuras.
BUSCANDO CIDADANIA
Sabemos que não haverá um desenvolvimento sustentável se não houver a prática da cidadania em nosso cotidiano, sendo assim, nossos programas colocam ao cidadão como exercer esse dever.
POR UM MUNDO MELHOR
Temos esperança que se cada um fizer sua parte, mudando as atitudes, podemos construir um mundo melhor para a geração atual e as futuras.