O que é Ecologia Humana?

O INSTITUTO DE PESQUISAS EM ECOLOGIA HUMANA parte do princípio de que o universo é vida e que todos os seres, animados ou inanimados, têm direito a preservação e continuidade de sua espécie, sob pena de comprometimento da vida de todos os demais, ressaltando que todos possuem um “valor existencial” que transcende valores utilitários. Nesse sentido, a interação dos seres existentes e diversos é um fato, reclamando a presença dos imperativos éticos do respeito, da tolerância e da reciprocidade. Assim, inexiste uma ciência social separada de uma ciência ecológica, pois não é possível estudar-se os sistemas e processos humanos de maneira isolada dos sistemas ambientais onde se sucedem. Por outro lado, a peculiaridade do ser humano cobra uma definição mais ampla do conceito de “meio ambiente”, que ora fica entendido com relativo não só a sistemas físico-naturais ou biológicos, mas, também, a sistemas genuinamente humanos, gerados a partir da intencionalidade humana. Do exposto acima, infere-se que ECOLOGIA HUMANA é o ramo da ciência que estuda as relações e as interações entres os seres e o seu meio ambiente natural e/ou humano. Conclui-se, igualmente, que as preocupações com a ecologia e o meio ambiente são problemas sociais, devendo assim ser entendido todo trabalho voltado a estas áreas.
(Art. 2º § 1º ao 5º - Estatuto do IPEH)

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil (Fonte: ONU Brasil). 
Em suma, nos dias atuais podemos entender como ecologia humana os desafios trazidos pelo atendimento as metas dos 17 ODS.